O Diploma Técnico por Competência profissional é uma aferição concedida a profissionais que tem mais de dois anos de experiência comprovada na área em que deseja o título de técnico, além da comprovação teórica de seus conhecimentos.
Quem pode fazer?
Os requisitos mínimos exigidos são: Ter dois anos ou mais de experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou contrato de prestação de serviço na área em que você deseja o título técnico. Também é obrigatório ter mais de 18 anos e o ensino médio completo.
Como funciona na prática?
Por exemplo, se você já trabalha como eletricista a bastante tempo, tem todo o conhecimento dos processos, normas e diretrizes da profissão, você pode dar entrada no processo de avaliação para ser aferido como Técnico em Eletrotécnica.
Esta avaliação consiste em duas etapas, a análise documental que comprova seus anos de experiência através de carteira de trabalho ou contrato de prestação de serviço. Se a documentação comprovar que realmente há experiência suficiente o egresso poderá fazer a prova teórica.
Todo o processo é online e você não precisa sair de sua casa.
O DIPLOMA POR COMPETÊNCIA TEM A MESMA VALIDADE DO DIPLOMA DO CURSO REGULAR
O profissional aferido por competência garante os mesmos direitos e deveres do profissional formado pelo ensino técnico regular, como: prestar concursos públicos de nível técnico, se aposentar como técnico, válido em todo território nacional, além de poder possibilitar o registro no conselho de classe como COFEN, CFT, etc.